Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Jornada pelo Limite da Propriedade da Terra acontece também nos municípios da zona da mata sul do estado de Pernambuco. Desde o dia 14, os agentes da Comissão Pastoral da Terra, em conjunto com grupos de jovens das áreas de assentamento da região, vem percorrendo os municípios da mata sul, como Palmares, Ribeirao e Cortez. A jornada ainda continua e, na próxima terça-feira, dia 20, a atividade será realizada no município de Maraial.

Os agentes da CPT chegaram a dialogar com mais de mil famílias nos municípios, através de visitas nos bairros, com entregas de materiais educativos sobre a Campanha e o plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra e pela aprovação da PEC do Trabalho escravo, além de debates nas escolas e associações da região. De acordo com Geovane Leão, agente da CPT, “o trabalho escravo na zona da mata sul é uma realidade muito presente. No decorrer da jornada conversamos com muitas mulheres que relataram que seus companheiros já seguiram para trabalhar no corte de cana em outros estados, sem nenhuma segurança, algumas já denunciando casos de acidentes de trabalho”.

O diálogo com as famílias sobre o limite da propriedade da terra também mostrou relação direta com a realidade do trabalho escravo na região. Para os agentes da CPT que acompanharam a atividade na mata sul, é importante a mobilização das famílias diretamente atingidas pela concentração de terra e trabalho escravo, a conquista pelo limite da propriedade, contra o monocultivo da cana e para garantir a produção de alimentos de qualidade para toda a população. Destaca Geovane que, a região da mata sul possui grandes extensões de terras nas mãos de poucos usineiros e cerca de 85% da alimentação consumida na região vem do Sertão ou do Agreste, além de muitos de seus municípios terem os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.

 

Setor de comunicação da CPT NE2

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br