Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Assembleia será um espaço para refletir sobre os principais desafios para os povos do campo, para celebrar e memória de suas lutas e, sobretudo, para renovar a teimosia e o compromisso na construção de uma Terra Sem Males.

A Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2 (que engloba os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte) realizará, entre os dias 09 e 11 de agosto de 2022, a sua 19ª Assembleia, no Santuário Padre Ibiapina, localizado no município de Solânea, na Paraíba. Em uma nítida referência ao contexto social e econômico desolador ao qual os empobrecidos e empobrecidas do país estão submetidos, a 19ª Assembleia da CPT Nordeste 2 terá como tema “Em tempos difíceis, resistir e avançar é preciso” e como lema: “No princípio Deus criou o Céu e a Terra” (Gênesis, 1:1).


Está prevista a participação de 150 pessoas, entre agentes pastorais, camponeses e camponesas, além de religiosas e religiosos, representantes de movimentos e organizações sociais, Padres e Bispos. No decorrer dos três dias de trabalho, os/as participantes debaterão sobre os desafios da conjuntura, da organização popular e do avançar das lutas dos povos do campo. Também estão programados momentos para reflexão sobre a espiritualidade e as práticas política, metodológica e ecumênica da CPT nos estados que fazem parte da Regional NE 2. Realizada a cada três anos, a Assembleia Regional possui, ainda, um caráter eletivo, pois é o momento de definições de prioridades para o próximo triênio e de eleição da nova Coordenação Regional e do novo Conselho Regional da Pastoral.

Atualmente, a CPT Nordeste 2 acompanha a luta de cerca de 300 comunidades camponesas, correspondendo à 13.822 famílias e 69.110 pessoas, em mais de cem municípios nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. São posseiros, trabalhadores/as rurais sem-terra, quilombolas, pescadores, assentados da Reforma Agrária, pequenos agricultores, entre tantos outros povos que vivem no campo. Desse total, a metade encontra-se sob ameaça de expulsão de suas terras.


Homenagem – A 19ª Assembleia da CPT NE2 vai homenagear o padre Tiago Thorlby, agente histórico da CPT que fez a sua passagem no mês de abril. De origem escocesa, padre Tiago chegou ao Recife (PE) em 1985, após trajetória pastoral de quase 20 anos em São Paulo (SP) e na região amazônica. Tiago Trovão, assim apelidado carinhosamente pelas famílias camponesas por sua contundência e intensa capacidade de ação junto às comunidades, participou de históricas lutas pela terra nos estados que compõem a Regional Nordeste 2 da CPT, do Litoral ao Sertão, incluindo uma das primeira ocupações sem-terra do país, em 1986, no Engenho Pitanga (PE). Aos 79 anos, Tiago Trovão nos deixou seu exemplo de incansável amor e disposição na luta pela Casa Comum e na crença do Deus dos/as empobrecidos e empobrecidas. 


Serviço:
O que: 19ª Assembleia Regional da CPT – Nordeste 2;
Quando: De 09 a 11 de agosto de 2022;
Onde: Santuário do Padre Ibiapina, Solânea/PB.

Outras informações:
Comissão Pastoral da Terra – Regional Nordeste 2
Fone: (81) 99663.2716

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br