Na manhã do dia 24 de abril de 2018, aconteceu na cidade de João Pessoa a abertura das comemorações dos 30 anos da Comissão Pastoral da Terra Regional Nordeste 2. A celebração de abertura foi dividida em três momentos. O primeiro ocorreu em frente à Catedral Nossa Senhora das Neves, onde foi realizada uma homenagem aos Bispos Dom José Maria Pires e Dom Marcelo Pinto Carvalheira, que juntos representaram "uma Igreja comprometida com a causa dos oprimidos". Na ocasião, os camponeses e camponesas presentes lembraram frases marcantes que os dois Bispos diziam em suas visitas às comunidades.
Portanto os símbolos da luta do povo – como a Bíblia, a Cruz, a bandeira da CPT, a enxada, terra, água e os frutos da terra –, os camponeses e camponesas seguiram em caminhada até a frente da Igreja São Bento. No local, os que celebravam, lembraram as lutas e conquistas da região, as memórias e os momentos marcantes que aconteceram ao longo desses 30 anos.
O terceiro momento da celebração aconteceu no Centro Pastoral, onde foram memorados os Mártires da Terra do estado da Paraíba, através da reflexão: "Do martírio ao compromisso na realidade de hoje”. A luz de uma vela, que passou de mão em mão, renovou o compromisso com a luta e a causa e dos mártires e dos oprimidos. Após a celebração, ocorreu reunião que reuniu 24 comunidades em conflito, acompanhadas pela equipe da CPT João Pessoa, para partilharem sua situação e desafios atuais.
Fonte: Rafael Reginaldo/equipe de João Pessoa e CPT NE2