21ª Romaria da Terra da Arquidiocese da Paraíba
Tema: Vida, liberdade e pão – Queremos terra sem concentração.
Caminhada: do assentamento Boa Vista ao assentamento Padre Gino – Paróquia de Sapé/PB.
Data: 07 e 08 de novembro de 2009.
21ª Romaria da Terra da Arquidiocese da Paraíba
Tema: Vida, liberdade e pão – Queremos terra sem concentração.
Caminhada: do assentamento Boa Vista ao assentamento Padre Gino – Paróquia de Sapé/PB.
Data: 07 e 08 de novembro de 2009.
A 32ª Romaria da Terra e das Águas de Alagoas está se aproximando! Será nos dias 23 e 24 de novembro, em Joaquim Gomes. O Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz estará presente e conclama a participação de todos e todas.
Confira abaixo, na íntegra, a Carta aos romeiros e romeiras:
Caríssimos irmãos e irmãs,
A Arquidiocese de Maceió, por meio da Comissão Pastoral da Terra, do Conselho Missionário Indigenista, das Comunidades Eclesiais de Base e da paróquia São José Operário, em Joaquim Gomes, prepara com amor materno a 32ª Romaria da Terra e das Águas.
O Papa Francisco tem orientado a Igreja a ser firme na defesa da vida. Vivenciamos uma jornada mundial em defesa da terra, dos rios, das florestas e dos povos. É necessária uma compreensão de que tudo é criação e se encontra interligado em nossa casa comum. Neste caminho se acha a 32ª Romaria da Terra e das Águas, com o tema Terra e Água: elementos sagrados. Fontes de direitos e liberdade, coloca-nos em plena consonância com a posição da Igreja.
As romarias são uma manifestação da nossa fé e da nossa responsabilidade com a preservação do planeta. Terra e água são elementos sagrados que devem ser resguardados e garantidos aos seres vivos. A concentração da terra e das águas ofende o projeto de Deus e torna precárias as vidas mais fragilizadas.
Espero encontrar com vocês, romeiros e romeiras, nos dias 23 e 24 de novembro, em Joaquim Gomes, na noite do dia 23 (sábado), às 22h30, na praça em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde iremos celebrar a santa missa. Em seguida, sairemos em romaria, percorrendo 10 km.
Rogando a proteção de São José Operário, conclamo o clero, as religiosas, os religiosos, as comunidades, as pastorais e os movimentos a participarem da 32ª Romaria da Terra e das Águas.
Maceió, 8 de outubro 2019
Dom Antônio Muniz Fernandes, O. Carm.
Arcebispo da Arquidiocese de Maceió
No domingo, 10/11/19, será realizada a Romaria da Terra: Celebrando a Memória do Povo. A concentração vai ser na Praça do Lanceiro, Nazaré da Mata, Pernambuco, saindo às 5:00 horas da manhã seguindo até o "Monumento dos Mártires Pedro e Inácio" no assentamento Pedro e Inácio. O percurso é de 8 quilometros e durante a caminhada serão realizadas várias paradas para reflexão sobre a memória das lutas pela terra e o sonho de conquistar a Terra Prometida.
Pedro e Inácio: Mártires da Luta
A Romaria vai celebra a memória dos Sem Terra Pedro e Inácio que foram assassinados pelo poder do latifúndio. Na madrugada de 9 de junho de 1997, pistoleiros atacaram o acampamento do Engenho Camarazal, Nazaré da Mata, Pernambuco, uma região dominada pela monocultura da cana. Eles chegaram atirando contra as famílias sem terra que estavam dormindo. Cinco trabalhadores ficaram feridos, inclusive duas crianças. Pedro Augusto da Silva e Inácio José da Silva foram torturados e depois assassinados.
O caso ficou conhecido como o Massacre de Camarazal. No mesmo ano o Engenho Camarazal foi desapropriado para Reforma Agrária e o novo assentamento passou a se chamar Assentamento Pedro e Inácio.
O que: Romaria da Terra, Celebrando a Memória do Povo
Quando: 10/11/19
Onde: Saída 5:00 horas da manhã da Praça do Lanceiro, Nazaré da Mata – PE
Informações: 81-3231 4445
Romaria da Terra: domingo, 10 de novembro 2019
Praça do Lanceiro, Nazaré da Mata-PE
Partida: "05.00"
04.45: "Madrugada Camponesa ..."
o cheiro do orvalho filtrado pelo sol nascente
mistura com o cheiro-sabor azedo de cana queimada
04.50: chega D. Severina - "trabalhei 17 anos na enxada
no Assentamento Pedro e Inácio para não precisar comprar comida
os filhos não quiseram ficar na roça ... trabalham como vigia, servente ...