Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 Nesta próxima quinta-feira, dia 07/05, às 9h, a Comissão Pastoral da Terra em Pernambuco realizará o lançamento do Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2019. Devido à pandemia do Covid19, o lançamento será feito por meio de transmissão ao vivo no canal da CPT Nordeste 2 no Youtube.

Esta é a 34ª edição do relatório anual da CPT que reúne dados sobre conflitos no campo e violências sofridas pelos mais diversos povos e comunidades que vivem no campo no país. Em 2019, o número de ocorrências de conflitos foi o maior registrado em toda a série histórica documentada pela CPT, desde o ano de 1985. Os dados apontam uma média de 3,3 conflitos no campo por dia no Brasil, o que releva uma verdadeira guerra e uma política de extermínio em curso contra povos e comunidades que vivem no campo brasileiro.

Em Pernambuco, segundos os registros da CPT, 43.268 camponeses e camponesas foram vítimas de conflitos agrários no estado em 2019. Por outro lado, Pernambuco também se destacou pela resistência camponesa, ficando entre os seis estados brasileiros em que mais houve mobilizações e protestos organizados por povos, comunidades e movimentos sociais. Esses e outros dados serão apresentados, detalhados e analisados pelo agente pastoral da CPT, Denis Venceslau, e pelo Professor do departamento de geografia da UFPE, Dr. Cláudio Ubiratan.  Além disso, o lançamento contará com testemunhos de pessoas que foram vítimas de violências no estado de Pernambuco, como a pescadora Maria Nasareth dos Santos, torturada e ameaçada de morte por oito Policiais Militares, no mês de março, em Sirinhaém; e como posseiros de comunidades camponesas do município de Jaqueira, que enfrentam um conflito fundiário com a empresa Agropecuária Mata Sul S/A, arrendatária das terras da antiga Usina Frei Caneca. 

Conflitos no Campo Brasil  - Editada pela primeira em 1985, a publicação tornou-se referência nacional e internacional e instrumento fundamental de denúncia das violências a que estão submetidos cotidianamente povos e comunidades que vivem no campo brasileiro. Na publicação, é possível encontrar informações a respeito dos conflitos por terra, conflitos pela água, assassinatos, ameaças de morte, manifestações, trabalho escravo, despejos, expulsões, além de outras violências contra a posse e contra a pessoa. Também estão disponíveis no livro várias análises sobre os dados feitas por agentes pastorais, especialistas, pesquisadores, pesquisadoras e lideranças do campo.

 

Serviço:

O que? Lançamento Caderno Conflitos no Campo Brasil 2019 - PERNAMBUCO.

Quando? Quinta-feira, dia 07/05, às 9h.

Onde? Canal da CPT Nordeste 2 no Youtube (para acessá-lo, clique aqui).