Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

Dom Limacêdo, Bispo das Pastorais Sociais, recebe pescadora que sofreu tortura e ameaça de morte

O Bispo das Pastorais Sociais, Dom Limacêdo Antonio da Silva, recebeu na manhã de hoje, 20/03, na Cúria da Arquidiocese de Olinda e Recife, a pescadora Maria Nasareth dos Santos, 47. O Bispo prestou solidariedade à mulher que denunciou ter sido torturada e ameaçada de morte por policiais militares no último dia 12 de março no estuário do Rio Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco. Dom Limacêdo expressou indignação e preocupação e convocou imediatamente a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife para acompanhar o caso. A pescadora é conhecida na região por ser defensora do manguezal e do meio ambiente e por lutar há mais de 15 anos pela criação de uma Reserva Extrativista na área, da qual dependem milhares de pescadores e pescadoras do município.…

Leia mais:

Pescadora denuncia ter sido torturada e ameaçada de morte por policiais militares, em Sirinhaém/PE

Pescadora denuncia ter sido torturada e ameaçada de morte por policiais militares, em Sirinhaém/PE

 Na mesma semana em que o dia internacional da mulher foi celebrado, uma mulher, pescadora tradicional, relata ter sofrido um crime bárbaro e chocante. A pescadora denuncia ter sido torturada e ameaçada de morte por oito policiais, no último dia 12 de março, enquanto estava sozinha nos manguezais do estuário do Rio Sirinhaém, localizado no município de mesmo nome, Litoral Sul do estado de Pernambuco. A vítima chama-se Maria Nasareth dos Santos, 48, conhecida na região por ser defensora do manguezal e do meio ambiente e por lutar há mais de 15 anos pela criação de uma Reserva Extrativista na área, da qual dependem milhares de pescadores e pescadoras do município.…

Leia mais:

Estado de Pernambuco oferece ajuda ao Judiciário para solucionar conflito de terra em Jaqueira

Em petição enviada ao Judiciário, Estado de Pernambuco solicita admissão em ação judicial de reintegração de posse contra famílias camponesas, reconhece a dívida milionária da Usina Frei Caneca e a gravidade das violências feitas pela arrendatária das terras.

 

O Estado de Pernambuco solicitou à Vara Única da Comarca de Maraial, no último dia 27/02, admissão na ação judicial de reintegração de posse movida pela empresa Agropecuária Mata Sul S/A - arrendatária da desativada Usina Frei Caneca – contra as famílias camponesas da comunidade Engenho Fervedouro, localizada no município de Jaqueira, Zona da Mata Sul de Pernambuco.…

Leia mais:

Comunidades em conflito no município de Jaqueira/PE recebem Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco

 Comunidades em conflito no município de Jaqueira/PE recebem Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco

As famílias camponesas do Engenho Fervedouro e Barro Branco, localizadas no município de Jaqueira, Zona da Mata Sul de Pernambuco, receberam visita do Secretário de Justiça e Direitos Humanos do estado, Pedro Eurico, no último dia 08 de fevereiro. O Secretário foi ao local acompanhado de Diego Barbosa, Secretário executivo da pasta, além de representantes do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) e de Policiais da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco.…

Leia mais:

Empresa acusada de destruir 10 mil pés de banana de agricultor no município de Jaqueira/PE

Empresa acusada de destruir 10 mil pés de banana de agricultor no município de Jaqueira/PE

 Na manhã desta terça-feira, 28/01, a Comissão Pastoral da Terra recebeu mais um relato de violência praticada pela empresa Negócio Imobiliária S/A na comunidade de Barro Branco, localizada na zona rural do município de Jaqueira, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Segundo informações, por volta das 5h, um ônibus cheio de funcionários da empresa compareceu à comunidade, mais precisamente no sítio do agricultor José Cícero da Silva, e destruíram cerca de dez  mil pés de banana.…

Leia mais: