Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

Maraial (PE) - Famílias denunciam ameaças promovidas por empresário já preso pela Polícia Federal

Empresário já foi preso pela Polícia Federal sob a acusação de formação de quadrilha, sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. 

O surgimento simultâneo de vários conflitos fundiários e de violências promovidas contra famílias de pequenos agricultores e agricultoras na Zona da Mata Sul de Pernambuco tem transformado…

Leia mais:

Jaqueira (PE) - Conflito fundiário na comunidade de Fervedouro é discutido em audiência convocada pelo Ministério Público Federal

Após denúncias feitas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Ministério Público Federal convocou audiência com vários órgãos governamentais estaduais e federais para tratar sobre o conflito fundiário envolvendo a comunidade do Engenho Fervedouro, localizado no município de Jaqueira, Zona da Mata Sul de Pernambuco. A audiência foi realizada nessa última quinta-feira, 06/08, de forma remota.…

Leia mais:

Comissão de Direitos Humanos da ALEPE visita comunidade de Fervedouro, em Jaqueira (PE)

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou visita na manhã de hoje (07/08) à comunidade do Engenho Fervedouro, em Jaqueira, Zona da Mata Sul de Pernambuco. O prefeito do município, Marivaldo Silva, também esteve presente na ocasião. A visita foi fruto de uma série de denúncias feitas a parlamentares, órgãos públicos e autoridades sobre o agravamento da violência no local.…

Leia mais:

Nota da VII JURA UFRPE sobre os conflitos agrários em Pernambuco

Nós, professoras e professores, estudantes, militantes de movimentos sociais, que organizamos a VII Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, viemos por meio desta nota denunciar os casos de violência e conflitos fundiários no estado de Pernambuco. Nos juntamos e solidarizamos ao Comitê Emergencial do Campo do estado de Pernambuco que relatou e pediu providências ao Governador Paulo Câmara.…

Leia mais:

Denúncias de ameaças de morte a agricultores no Engenho Batateiras, em Maraial (PE)

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) acaba de receber a denúncia de que agricultores, posseiros antigos, do Engenho Batateiras, em Maraial, Zona da Mata Sul de Pernambuco, estão sendo ameaçados de morte por capangas do empresário Walmer Almeida Cavantante, da IC – Consultoria e Empreendimentos imobiliários LTDA. O empresário é filho de Walmer Almeida da Silva, investigado pela Polícia Federal, em 2013, por sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Conforme relato encaminhado à CPT, a situação de tensão no local perdura há várias semanas e, em muitas situações, as intimidações e ameaças são feitas por capangas do empresário, acompanhados da Polícia Civil de Pernambuco.…

Leia mais:

MARCADOS PARA MORRER

MARCADOS PARA MORRER

As comunidades de famílias agricultoras dos Engenhos Fervedouro e Barro Branco, em Jaqueira, Zona da Mata Sul de Pernambuco, receberam a informação de que há uma lista de 14 pessoas marcadas para morrer. A notícia causou pânico entre as famílias das duas comunidades, principalmente depois que um dos agricultores que estaria na lista, Edeilson Alexandre Fernandes da Silva, 24 anos, sofreu uma tentativa de assassinato, sendo alvejado por sete tiros em uma emboscada no dia 16/07.…

Leia mais: