Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Alagoas

AL - Produção agroecológica no acampamento São Francisco

No alto do sertão de Alagoas, em Pariconha, o acampamento São Francisco dá exemplo de produção agroecológica. Por lá, José Murilo relata que a comunidade está plantando uma diversidade de alimentos saudáveis: tem milho, feijão de corda, melancia, mamão, coentro, cebolinha etc. "Agora melhorou as coisas 100% porque antigamente a…

Leia mais:

AL - Produção em tempos de coronavírus: Dona Nena apresenta o plantio na comunidade Dom Hélder

Maria Madalena da Silva, chamada comumente de Dona Nena, mostra seu plantio de macaxeira, abacaxi, milho, inhame, bananeira, abóbora, entre outros alimentos, na comunidade Dom Hélder Câmara, situada no município de Murici, zona da mata de Alagoas. Mãe de dois filhos, aos 50 anos, Dona Nena conta que ali existem 8 mil pés de abacaxi, além de uma grande quantidade de macaxeira, que ela costuma levar para as feiras livres. “É dessa macaxeira que eu levava para a feirinha. Mas não está tendo feirinha, então tem gente que às vezes vem comprar um saco ou dois”, disse.…

Leia mais:

Assentamento Flor do Bosque doa alimentos para combate à pandemia

Num gesto de solidariedade diante da pandemia do novo coronavírus, a comunidade do assentamento Flor do Bosque realizou a doação de alimentos no dia 09 de abril para a Casa de Ranquines. A instituição beneficiada acolhe idosos em duas unidades em Maceió, realiza serviço de convivência com crianças e famílias no Projeto Cantinho da Graça no Benedito Bentes I e distribui 200 refeições diárias para a população em situação de rua.…

Leia mais:

Comunidade Ir. Dorothy, em Alagoas, apresenta produção de macaxeira

No município de Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas, as famílias da comunidade Irmã Dorothy se dedicam à lavoura, tendo uma produção diversificada de alimentos em que se destaca a macaxeira. No vídeo, a camponesa Ednelma, conhecida como Preta, apresenta a plantação da raiz e o processo de produção de outros alimentos nas casas de farinha da comunidade. Preta mostra a colheita da macaxeira, raspagem, peneiração, preparação de goma, forno etc. Enquanto a pandemia do coronavírus obriga a população da cidade a ficar em casa, a vida no campo segue, na medida do possível, para que não falte o pão nosso de cada dia.…

Leia mais: