Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito de Ribeirão, Marcelo Maranhão, estiveram reunidos ontem, 08/09, para tratar sobre possível retomada da moagem de uma Usina, na Mata Sul, mergulhada em dívidas públicas.



Marcello Maranhão é irmão de Guilherme Maranhão, empresário que vem provocando um conflito por terra na comunidade camponesa de Fervedouro e em outras vizinhas, no município de Jaqueira. O conflito é intenso: há mais de 14 agricultores ameaçados de morte, centenas de famílias ameaçadas de expulsão e um camponês preso injustamente há mais de vinte dias.

O Governador Paulo Câmara há meses vem sendo procurado pela comunidade, pelo Comitê Emergencial do campo, composto por mais de vinte organizações de direitos humanos, e pela Arquidiocese de Olinda e Recife. Até o momento, Paulo Câmara não recebeu pessoalmente as famílias para ouvi-las sobre as violências decorrentes do conflito no local.

Para saber mais sobre o conflito, acesse:  https://www.cptne2.org.br/publicacoes/noticias/noticias/pernambuco/5324-conflito-fundiario-em-jaqueira-pe-resumo