Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A pessoa humana como símbolo e a chave de leitura da 6ª SSB

A pessoa humana como símbolo e a chave de leitura da 6ª SSB

A 6ª Semana Social Brasileira como chave para Análise de Conjuntura[1]

Tenho percebido depois de mais de 30 anos de realizar e participar de Análises de Conjuntura que não basta apresentar uma análise. É preciso criar recursos para comunicá-la, visto que trago a preocupação de que ela contribua para compreensão da realidade e possibilite que quem dela participou, multiplique suas trocas e aprendizagens com outras pessoas da comunidade eclesial, do movimento social, da vizinhança e da própria família.…

Leia mais:

Preço da comida: Brasil perdeu 30% de área de cultivo de alimentos para o agronegócio

Entrevista

Sem estratégia e políticas públicas voltadas para a produção de alimentos, o Brasil dá cada vez mais espaço e incentivos ao agronegócio. O ex-diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Sílvio Porto, em entrevista ao Brasil de Fato cita o fato de o cultivo de arroz e feijão ter perdido 30% de sua área para a soja na última década para exemplificar o problema que estamos vivendo.…

Leia mais:

“Se esse veto do Bolsonaro se mantiver, o Brasil vai morrer de fome”

“Se esse veto do Bolsonaro se mantiver, o Brasil vai morrer de fome”

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou quase integralmente a proposta que prevê um auxílio financeiro aos agricultores durante a pandemia de Covid-19. Este é mais um exemplo do descaso com os trabalhadores que estão desde o início da pandemia sem nenhuma assistência do Governo Federal.…

Leia mais: