Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn) procurará do Governo do Estado saber quais são as políticas públicas que se voltarão de modo preferencial para os agricultores familiares neste exercício de 2013. O fato foi antecipado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Ipanguaçu, João Batista Moura de Oliveira, "João das Peças".Ele adiantou que este item se constitui num dos pontos de pauta da Plenária Estadual da Fetarn, dias 15 e 16 de janeiro em curso, terça e quarta-feira da próxima semana, em Natal.


O evento, que registrará o comparecimento de representações sindicais de mais de 120 cidades potiguares, também terá o caráter de definir a delegação do Estado ao Congresso Nacional da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília. O dirigente sindical rural declarou que a Federação tem o interesse de conhecer quais as propostas institucionais que a gestão estadual disporá neste ano para o segmento da Agricultura Familiar. "Provavelmente, depois da Plenária Estadual, será formada uma comissão que articulará a definição de uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini para discutir esta questão", registrou "João das Peças". 

 

Líder sindical critica comportamento do governo
O líder sindical rural "João das Peças" é crítico do comportamento do Governo do Estado em relação à problemática da seca. Ele considera que a administração estadual tem agido tardiamente acerca de tal tema. Citou, como exemplo, o fato de somente em dezembro de 2012 a governadora ter convocado os prefeitos para debater a questão. Seu entendimento é que o Estado poderia ter sido mais ágil no sentido de discutir o assunto. "A seca é uma realidade em todo o Estado desde março do ano passado, mas somente em dezembro a governadora chamou os prefeitos para discutir o problema", observou o representante sindical rural ipanguaçuense.
"João das Peças" acumula também a atribuição de coordenador para o Vale do Açu do Polo Sindical Rural Assú/Mossoró, entidade cuja presidência agora é exercida pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mossoró, Francisco Elpídio da Silva.

 

Fonte: O Mossoroense

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br