Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Mais de seis mil pessoas participaram da 24ª Romaria da Terra, na noite de sábado, (20/21) para domingo, com caminhada de 12 quilômetros, entre os municípios de Salgado de São Félix e Itabaiana, no agreste da Paraíba. Durante o evento, foram realizadas várias apresentações teatrais, por estudantes e agricultores, sobre a degradação do meio ambiente, sobretudo, em relação à depredação dos rios da Paraíba, que foram o tema da Romaria 2012, “A Natureza Clama por Justiça; os rios choram suas mortes”.

 

Para a irmã Tânia, uma das coordenadoras da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o objetivo da romaria foi alcançado. Segundo ela, durante toda celebração foi mostrado que é preciso uma ação enérgica das autoridades e de cada cidadão para salvar os rios que estão pedindo socorro.

Ela acredita que a romaria conseguiu passar esse sentimento para o povo, e isso irá ajudar na conscientização de que é preciso lutar pessoalmente e, de forma organizada, para pressionar autoridades e órgão públicos na aplicação da legislação ambiental contra quem explora indiscriminadamente a natureza.

 

Rio Paraíba já perdeu 700 milhões de toneladas e areia

Segundo o deputado estadual Frei Anastácio (PT), só do rio Paraíba já foram retiradas, nos últimos 20 anos, mais de 700 milhões de toneladas de areia, por 30 empresas que exploram o leito do rio. O deputado denuncia que as empresas exploram o rio Paraíba, de forma indiscriminada, numa área de 300 quilômetros, nos municípios de Salgado de São Félix, Mogeiro, Itabaiana, São José dos Ramos, Pilar, São Miguel de Taipu, Cruz do Espírito Santo e Santa Rita. “A mesma situação acontece com o rio Mamanguape, onde várias empresas estão atuando de forma ilegal, até mesmo dentro de assentamentos da reforma agrária”, disse.

Para o deputado Frei Anastácio (PT), o tema escolhido é muito oportuno. “Este ano, houve muita luta em defesa, sobretudo, dos rios Paraíba e Mamanguape, que estão sofrendo muito com a ação devastadora do homem. Umas das boas ações foi a criação do Fórum de Preservação do Rio Paraíba, a partir de uma iniciativa do nosso mandato.

O tema defendido pela Romaria, representou mais um incentivo para a luta, em defesa da natureza”, disse o deputado. O parlamentar destaca que os agricultores que moram nas proximidades dos rios sabem o que significa a degradação dos mesmos. “Com a retirada de areia, os rios estão morrendo. As terras das famílias de agricultores familiares estão sendo reduzidas, já que as margens dos quais são enlarguecidas, por força da ação humana, que visa o lucro com a retirada indiscriminada de areia. Além disso, a fauna e flora estão sendo dizimados”, disse o deputado.

Contato – 9985-2496 – irmã Tania - CPT

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br