Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O seminário Pesquisa e Política de Sementes no Semiárido, que reconhece a qualidade das sementes da Paixão na Paraíba, ocorrerá nos próximos dias 30 e 31 de Maio, na cidade de Lagoa Seca (PB). As sementes tradicionais, ou crioulas, receberam o nome de Sementes da Paixão por serem fruto de uma longa trajetória de experimentação.

 

 

No primeiro dia de evento, a programação acontecerá no Convento dos Maristas, já no dia 31, acontecerá na sede do Banco de Sementes Mãe, localizado no Sítio Quicé, as margens da BR 104, entrada na ponte do Quicé, entre os municípios de Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça.

 

Participarão cerca de 60 pessoas entre agricultores/as, pesquisadores/as, estudantes, entre outros.

 

Durante os encontros, serão apresentados os resultados quantitativos e qualitativos de um estudo desenvolvido pela Articulação do Semiárido Paraibano (ASA - Paraíba) e a Embrapa Tabuleiros Costeiros com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

O objetivo do encontro é disponibilizar os resultados da pesquisa para contribuir com a formulação de propostas de políticas públicas de sementes voltadas para a agricultura familiar camponesa do Semiárido. A programação de dois dias contará com mesas temáticas, carrossel de experiências e debates.

 

O evento conta com o apoio do CNPq e a realização é fruto de uma parceria entre a Embrapa e a Articulação do Semiárido Paraibano, com a participação da AS-PTA, Pólo da Borborema, Universidade Federal da Paraíba, Coletivo Regional do Cariri, Seridó e Curimataú, PATAC e Articulação Nacional de Agroecologia.

Fonte: AS-PTA Agroecologia e Agricultura Familia

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br