Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Expressão de resistência e vida, as sementes crioulas têm tido cada vez mais espaço em comunidades camponesas que vivem na região da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Para fortalecer ainda mais esta prática, será realizado na próxima quarta-feira, 09/10, o Encontro de partilha de sementes de milho crioulo cultivadas pelos próprios agricultores e agricultoras da região. A atividade acontece a partir das 8h, na comunidade do Una, localizada no município de Moreno/PE.

Participarão agricultores e agricultoras das comunidades do Una, em Moreno; das comunidades Nova Canaã, Ismael Felipe, Chico Mendes, localizadas em Tracunhaém; do acampamento Água Branca e das comunidades Sirigí e Belo Horizonte, do município de Aliança. 

O Encontro é resultado de um processo de valorização, cuidado e cultivo da semente do milho crioulo que vem sendo intensificado pelas famílias da região desde 2018 com o apoio da CPT. As sementes crioulas, também denominadas de sementes nativas, são aquelas que não tiveram sua estrutura genética modificada pela indústria e não são patenteadas por nenhuma empresa. São preservadas por agricultores e agricultoras e passadas de geração em geração, sendo símbolo da autonomia, da agricultura e cultura camponesa.

 

Serviço:

O que: Encontro de partilha de sementes de milho crioulo.

Quando: Dia 09 de outubro, às 9h.

Onde: Comunidade do Una – Zona rural do município de Moreno/PE.

 

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2

Fone: (81) 3231.4445 | (81) 99663.2716