Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

As famílias camponesas que vivem na comunidade do Una, localizada no município de Moreno/PE, estão preparando uma grande celebração para festejar a fartura e a produção da macaxeira da comunidade. Muita comida produzida a partir do produto, além de forró, dança, alegria e farinhada marcarão a chamada Festa da Macaxeira, que será realizada neste próximo domingo, dia 22/09, a partir das 11h, na sede da associação dos moradores e moradoras da comunidade.

O alimento é um dos mais plantados pelas cerca de 70 famílias que vivem na comunidade. Da macaxeira, tudo é feito pelos agricultores e agricultoras: beiju, farinha, tapioca, bolos, pães, cuscuz de mandioca, goma, entre outras delícias. Para ampliar e fortalecer ainda mais as formas de beneficiamento da macaxeira, uma casa de Farinha coletiva foi construída pelos moradores e moradoras, em 2018.

A comunidade decidiu organizar a Festa para dar visibilidade a toda esta diversidade e potência de produção, mas não é só isso. Estes agricultores e agricultoras estão lutando pelo direito de permanecerem nas terras em que vivem e trabalham. A comunidade, que em sua maioria é formada por famílias que moram e plantam no local há mais de 70 anos, vêm desde 2011 reivindicando ao Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra) a desapropriação do imóvel. As terras são pertencentes à antiga Usina Bulhões, sob a qual recai uma série de denúncias de violações de direitos humanos, intimidações e ameaças praticadas contra as famílias da comunidade. Por isso, para os camponeses e camponesas do Una a festa da Macaxeira será uma forma de fortalecer a luta pelo acesso à terra, fazendo com que mais pessoas saibam da importância da comunidade, da agricultura camponesa e da Reforma Agrária.

Serviço:

O que: Festa da Macaxeira

Quando: Dia 22 de setembro de 2019, a partir das 11h.

Onde: Sede da Associação dos Moradores e Moradoras da Comunidade do Una – Moreno/PE.

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra – NE2

Fone: (81) 3231.4445