Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

No último dia 30 de julho de 2019 aconteceu, no espaço de Eventos Irmãs Salesianas, em Carpina/PE, o encontro das comunidades acompanhadas pela CPT na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O encontro teve como objetivo reunir as comunidades camponesas para que pudessem refletir sobre suas realidades e pensar estratégias comuns de enfrentamento aos desafios encontrados no campo. Na ocasião, foram socializadas as informações sobre a realidade de cada comunidade, a partir de uma análise da conjuntura local. Também foram feitas reflexões sobre suas diferenças e semelhanças, fraquezas e pontos fortes em vários aspectos, como organização comunitária e produção camponesa.

“Esse momento de reflexão é de extrema importância para o fortalecimento das comunidades, pois o fato de já terem conquistado a terra e viverem em assentamentos da Reforma Agrária, não significa que já conquistaram tudo. Muito pelo contrário. Há muito o que ser feito e o que ser reivindicado para que tenhamos uma vida digna com condições de viver no campo.  Só conseguiremos se nos organizarmos e unirmos as forças para fazer com que a luta não pare”, afirma Rosiene Silva, que atua junto às comunidades.

Estiveram presentes camponeses e camponesas das comunidades de Nova Canaã, Ismael Felipe, localizadas no município de Tracunhaém; comunidade do Una, localizada no município de Moreno;  e comunidades Belo Horizonte, Sirigí e Água Branca, em Aliança. A expectativa é que esses encontros sejam realizados periodicamente para fortalecer as estratégias comuns entre as comunidades.

 

Informações: Equipe CPT Mata Norte/PE

Imagens: Equipe CPT Mata Norte/PE