Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Famílias camponesas de assentamentos acompanhados pela equipe de CPT da mata norte de Pernambuco realizaram uma visita ao Serviço de Tecnologia Alternativa - SERTA, situado no município de Glória do Goitá/PE, na última terça-feira, dia 11/06.

A atividade teve como foco aprofundar os conhecimentos e a observação sobre o Sistema Agroflorestal (SAF) desenvolvido na Unidade. A visita contou com a facilitação do técnico e agricultor Leandro, que a partir de uma metodologia pedagógica, dialogou com os camponeses e camponesas sobre os processos agroecológicos construídos ao longo de dois anos, desde a iniciação do SAF. Os agricultores e agricultoras acompanhados pela CPT ficaram inspirados e animados em ampliar, em seus lotes, a diversidade dos produtos agrícolas plantados de forma consorciada dentro do sistema.

No almoço, foram servidos alimentos provenientes do Sistema Agroflorestal da Instituição. Já no período da tarde, foi exibido um documentário sobre o SERTA, seguido de uma avaliação da visita. Participaram da visita ao todo 50 agricultores e agricultoras dos assentamentos de Sirigi, Água Branca e Belo Horizonte, localizados no município de Aliança; e dos assentamentos Chico Mendes, Ismael Felipe e Nova Canaã, localizados do município de Tracunhaém, além da Comunidade do Una, no município de Moreno.

 

Fonte: Benoni Codácio - Equipe CPT Mata Norte/PE

Imagens: Plácido Júnior - Equipe CPT Mata Norte/PE