Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

WhatsApp Image 2019-06-09 at 13.09.30 (2).jpeg


Estudos realizados por órgãos federais em anos anteriores consideraram o município de Itacuruba, localizado no sertão de Pernambuco, na beira do rio São Francisco, o local apropriado para instalação de uma futura usina nuclear no Nordeste. Após alguns anos em que hora avançava, hora paralisava, a pauta da geração de energia nuclear no Brasil parece ter entrado em cena de vez. Recentemente, o Ministério de Minas e Energia do Governo de Bolsonaro declarou ser a energia nuclear estratégica para a matriz energética brasileira e voltou a falar dos estudos que tratam Itacuruba como a principal candidata para receber uma usina nuclear.



Caso seja instalada, diversas comunidades quilombolas e povos indígenas serão expulsos de seus territórios tradicionais. Além disso, inúmeros outros impactos catastróficos poderiam colocar em risco toda a área do rio São Francisco e a Região Nordeste. Para denunciar esses e outros males, será realizada uma grande caminhada nos próximos dias 15 e 16 de junho de 2019, no sertão do estado de Pernambuco. O percurso vai do município de Mirandiba, passando por Carnaubeira da Penha e Floresta, até chegar em Itacuruba, onde, no dia 16, será realizado um grande ato contra a instalação da usina nuclear, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó, a partir das 8h. A ação é organizada pela articulação Sertão Antinuclear, composta de diversas comunidades e povos tradicionais da região, além de organizações e movimentos sociais que lutam em defesa dos territórios tradicionais e pela consolidação de modelos energéticos que valorizem a vida! 

>>>>> Acompanhe a hastag #SertãoAntinuclear para saber mais informações sobre o tema! 

?? PROGRAMAÇÃO:
Sábado, 15/06 |
5h  - Concentração na entrada do município de Carnaubeira da Penha;
9h - Ato contra a instalação da usina nuclear, em frente à Igreja Matriz do município;
11h - caminhada de Carnaubeira da Penha até  Floresta.

Domingo, 16/06 | 
3h - Concentração da caminhada de Floresta ao município de Itacuruba 
Das 8h às 16h - Grande ato contra a instalação da Usina Nuclear, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó/Itacuruba.

NÃO À USINA NUCLEAR! POR TERRITÓRIOS LIVRES DE MINERAÇÃO!

Informações: (87) 9.9974.6737