Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

Beneficiamento da banana na mata sul de Pernambuco: geração de renda e autonomia da mulher camponesa

 

Nos dias 28 e 29 de março, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), em parceria com o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, realizou cursos de beneficiamento da banana nas comunidades de Couceiro e Vista Alegre, localizadas no Município de Palmares, Zona da Mata Sul de Pernambuco. A atividade também reuniu mulheres de outras duas comunidades: Tambor e Barra do Dia.

Com o objetivo de fortalecer as estratégias de organização para autonomia da mulher e os meios de geração de renda, o curso trabalhou o beneficiamento da polpa e da casca da banana, agregando valor ao produto. Na ocasião, mostrou-se as inúmeras possibilidades de aproveitamento da fruta, como o doce e bolo da casca, a banana chip, e ainda o doce "nego bom".

O cultivo da banana nessas comunidades é comum. No entanto, a grande oferta da fruta no mercado reduz o seu preço e há grande desperdício. Para a camponesa Maria de Lourdes, residente no sitio Tambor, “o curso foi muito bom, porque o desperdício de banana é muito grande, que a gente nem dá valor. O curso nos ajuda como aproveitar tudo, para a gente mesmo comer ou vender”. Já para Simone Melo, do Engenho Couceiro, “foi um dia diferente, onde aprendemos coisas novas. Eu nem imaginava que dava pra fazer tudo isso com a casca”.

Realmente, foram dias diferentes que quebraram as rotinas destas mulheres. Elas se confraternizaram e trocaram experiências e conhecimento, despertando novas expectativas, não apenas para a produção da banana, mas para novas formas de se organizar na geração de renda, seja de forma coletiva ou individual.

Fonte: Marilene Vieira Barbosa - Técnica em agroecologia - CPT Mata sul/PE

Imagens:

 



 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br