Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

Famílias do assentamento Nova Canaã, em PE, comemoram 14 anos de lutas e conquistas

As famílias do assentamento Nova Canaã, em Tracunhaém, zona da mata de PE, preparam uma grande confraternização para o próximo dia 28 de maio. O motivo é a comemoração dos 14 anos da conquista da terra em que hoje vivem e trabalham. Na ocasião, serão realizados debates, torneio de futebol, almoço coletivo, além de uma grande feira agroecológica e uma celebração ecumênica.

Leia mais...

PE - ​Comandantes da operação que assassinou trabalhador rural em greve serão julgados pela 2° vez

“Eu quero, isto sim, é ver brotar o direito como água e correr a justiça como torrente que não seca... (Am.5:24)”
 
 
No próximo dia 04 de maio, um novo julgamento será realizado para os dois comandantes da operação que resultou no assassinato do trabalhador rural Luís Carlos da Silva, ocorrido há quase vinte anos (1998), durante uma manifestação grevista pacífica, no município de Goiana, zona da mata de Pernambuco. O trabalhador foi assassinado com um tiro na nuca por seguranças da CAIG - Cia Agroindustrial de Goiana  (Usina Santa Teresa) e pela Polícia Militar. Na ocasião, outros 13 trabalhadores rurais canavieiros foram alvejados, sobretudo pelas costas.
 

Leia mais...

Beneficiamento da banana na mata sul de Pernambuco: geração de renda e autonomia da mulher camponesa

 

Nos dias 28 e 29 de março, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), em parceria com o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, realizou cursos de beneficiamento da banana nas comunidades de Couceiro e Vista Alegre, localizadas no Município de Palmares, Zona da Mata Sul de Pernambuco. A atividade também reuniu mulheres de outras duas comunidades: Tambor e Barra do Dia.

Leia mais...

Reforma da Previdência: “Quem não pode com a formiga, não assanha o formigueiro

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) e seus Sindicatos filiados estão realizando, desde o início do ano, Audiências e Atos Públicos sobre a Reforma da Previdência. As atividades foram intensificadas neste mês de março, em todas as regiões, e ganharão ainda mais força no mês de abril, quando também será realizado o Grito da Terra Estadual, que trará esse tema como uma de suas pautas centrais.  O objetivo é repassar informações à população sobre a grande ameaça que essa proposta, apresentada pelo Governo Temer, representa para a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente os do campo; e também para a produção de alimentos e a economia dos municípios. 

Leia mais...

Usina Santa Teresa e Estado ​ ​de Pernambuco ​terão que indenizar família de canavieiro assassinado durante greve ​em ​1998

Nessa última quinta-feira, 09/03, o Tribunal de Justiça  de Pernambuco (TJPE) manteve a condenação dada em primeira instância ao Estado de Pernambuco e à CAIG - Cia Agroindustrial de Goiana  (Usina Santa Teresa), pelo assassinato do canavieiro Luiz Carlos da Silva, ocorrido em 1998, durante uma greve de trabalhadores rurais, no município de Goiana, zona da mata de Pernambuco.

Leia mais...

Milhares de trabalhadoras e trabalhadores, mas um só grito: NÃO À REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pernambuco (MSTTR/PE) não foge à luta. Foi com esse espírito que milhares de mulheres e homens ocuparam, durante todo o dia de ontem – Dia Internacional da Mulher – ruas e Câmaras de Vereadores, em vários municípios, das três regiões do estado, fazendo ecoar um grito de resistência contra todas as ameaças aos direitos das mulheres e, em especial, à Reforma da Previdência. Mas, as mobilizações não param. Há atividades previstas para todos os dias, até o mês de abril. 

Leia mais...

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br