Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

Encontro reúne Comunidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco

Encontro reúne Comunidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco

No último dia 30 de julho de 2019 aconteceu, no espaço de Eventos Irmãs Salesianas, em Carpina/PE, o encontro das comunidades acompanhadas pela CPT na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O encontro teve como objetivo reunir as comunidades camponesas para que pudessem refletir sobre suas realidades e pensar estratégias…

Leia mais:

Em Pernambuco, curso de agroecologia foca em desafios da região nordeste

Acontece em Pernambuco a formação da quarta turma do Curso Básico de Educação em Agroecologia da Região Nordeste. Oferecido de 27 de junho a 08 de julho, o curso está sendo realizado no Centro de Formação Paulo Freire no assentamento Normandia, em Caruaru (PE). O curso tem como objetivo o debate sobre o sistema agroecológico na construção do projeto educativo e do Programa de Reforma Agrária Popular do MST, além de estudar a história da agricultura com finalidade de compreender como a organização do trabalho no campo influencia na construção e organização das bases formadoras da sociedade.…

Leia mais:

​Comunidades camponesas da Zona da Mata Norte de Pernambuco celebram a colheita do milho crioulo

Cuidar da semente é cuidar da vida. Essa foi a mensagem que marcou a Festa da Colheita e da Partilha do milho crioulo, realizada na comunidade de Belo Horizonte, no município de Aliança, no último domingo, 30/06. Comunidades posseiras, de assentamentos e acampamentos da Zona da Mata Norte e da Região Metropolitana do Recife estiveram presentes na celebração. As famílias também aproveitaram a ocasião para comemorar os 44 anos da Comissão Pastoral da Terra Nacional, celebrado no mês de junho.…

Leia mais:

Festa da colheita e da partilha do milho na zona da mata norte de PE

Festa da colheita e da partilha do milho na zona da mata norte de PE

Neste próximo domingo, 30/06, a partir das 9h, camponeses e camponesas da zona da mata norte de Pernambuco celebrarão a colheita e a partilha do milho em uma festa que será realizada na comunidade do assentamento de Belo Horizonte, em Aliança/PE. A celebração é organizada pela Comissão Pastoral da Terra em conjunto com as comunidades camponesas da zona da mata norte do estado.

Leia mais:

Pesquisadores alertam que usina nuclear trará impactos para o Rio São Francisco

Discutir os impactos socioambientais para comunidades indígenas e quilombolas caso o projeto de instalação de usina nuclear seja realizado em Itacuruba, no Sertão do Submédio São Francisco, em Pernambuco. Nesta manhã (17), aconteceu reunião na sede da Arquidiocese de Olinda e Recife, no bairro das Graças, para pensar estratégias de enfrentamento  à um projeto do governo federal que avança gradativamente, e se torna uma ameaça para comunidades tradicionais da região às margens do rio São Francisco. A reunião contou com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.…

Leia mais: