Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

Pesquisadores alertam que usina nuclear trará impactos para o Rio São Francisco

Discutir os impactos socioambientais para comunidades indígenas e quilombolas caso o projeto de instalação de usina nuclear seja realizado em Itacuruba, no Sertão do Submédio São Francisco, em Pernambuco. Nesta manhã (17), aconteceu reunião na sede da Arquidiocese de Olinda e Recife, no bairro das Graças, para pensar estratégias de…

Leia mais:

CAMINHADA ANTINUCLEAR EM PERNAMBUCO


Estudos realizados por órgãos federais em anos anteriores consideraram o município de Itacuruba, localizado no sertão de Pernambuco, na beira do rio São Francisco, o local apropriado para instalação de uma futura usina nuclear no Nordeste. Após alguns anos em que hora avançava, hora paralisava, a pauta da geração de energia nuclear no Brasil parece ter entrado em cena de vez. Recentemente, o Ministério de Minas e Energia do Governo de Bolsonaro declarou ser a energia nuclear estratégica para a matriz energética brasileira e voltou a falar dos estudos que tratam Itacuruba como a principal candidata para receber uma usina nuclear.…

Leia mais:

Em Jaqueira/PE, comunidades camponesas protestam pela desapropriação das terras da Usina Frei Caneca

Em Jaqueira/PE, comunidades camponesas protestam pela desapropriação das terras da Usina Frei Caneca

Cerca de 300 camponeses e camponesas das comunidades de Fervedouro, Barro Branco, Laranjeira, Caixa D’Água e Várzea Velha, localizadas no município de Jaqueira, zona da mata sul de Pernambuco, realizaram um protesto na PE-126, na manhã de ontem (27/05). O objetivo foi reivindicar a desapropriação das terras da Usina Frei Caneca, já desativada. O ato teve início por volta das 6h. Às 10h, as famílias seguiram em caminhada pelas ruas da cidade de Jaqueira, em direção à sede da Prefeitura Municipal.…

Leia mais:

Desafios para educação do campo é abordado em encontro em Pernambuco

Desafios para educação do campo é abordado em encontro em Pernambuco


“Não vou sair do campo para poder ir para escola, educação do campo é direito e não esmola”. Os versos da música cantada pelo movimento sindical rural representam a importância da educação para as famílias rurais de todo o país. Hoje, vive-se tempos sombrios em que os cortes nas políticas de educação ameaçam o sonho de estudar de muitos homens e mulheres que vivem no campo.…

Leia mais:

Comissão pede apoio do arcebispo para barrar usina nuclear no Sertão de Pernambuco

Comissão pede apoio do arcebispo para barrar usina nuclear no Sertão de Pernambuco

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, recebeu na manhã desta quarta-feira (22/05), em seu gabinete na Cúria Metropolitana, no Recife, uma comissão formada por representantes das Pastorais Sociais da Diocese de Floresta, da organização social Pró-Vida, do Conselho Indigenista Missionário e da Comissão Pastoral da Terra do Regional NE2. A pauta foi a preocupação com os impactos socioambientais que podem ser gerados pela instalação de uma usina nuclear em Itacuruba, no Sertão do São Francisco.…

Leia mais: