Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

Começa hoje o 5º Acampamento da Juventude Camponesa, em Jaqueira/PE

Mais de 100 jovens de comunidades camponesas acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra em Pernambuco participam, a partir de hoje, 03/08/18, até o próximo domingo, 05/08/18, do 5º Acampamento da Juventude Camponesa do estado.  O Encontro será realizado na comunidade de Fervedouro, localizada no município de Jaqueira, região da mata…

Leia mais:

PM prende ilegalmente trabalhadores sem-terra e queimam barracos de acampamento na Fazenda Jaú, em Sertânia/PE

Na tarde dessa quarta-feira, 01/07, Policiais Militares, em conluio com capangas e o proprietário da Fazenda Jaú, em Sertânia/PE, realizaram prisão ilegal de dez trabalhadores rurais sem-terra que estão acampados no local desde o último dia 22 de julho. Além destes, um  homem que transitava nas proximidades também foi detido de modo arbitrário. Todos foram levados forçadamente para a delegacia do município sem qualquer informação do porquê da detenção.…

Leia mais:

FETAPE denuncia volta da fome e desmonte das políticas públicas em carta

A FETAPE e sindicatos filiados marcaram presença e demonstraram sua força nesta sexta-feira (27), em Caetés, no Agreste do estado, no lançamento da Caravana Semiárido Contra a Fome, que segue, até dia 07 de agosto, para Brasília (DF). A Caravana tem realização da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e outras organizações e movimentos sociais. A iniciativa denuncia cortes em diversos programas do governo federal, o que tem impactado diretamente no aumento da extrema pobreza e fome no país.…

Leia mais:

Famílias relatam ameaça de despejo na Fazenda Jau, sertão de Pernambuco

Famílias que ocuparam as terras da Fazenda Jaú, no município de Sertânia, sertão de Pernambuco, no último domingo (22/07) já sofrem ameaças de despejo. Segundo informações locais, ontem (26/07), os sem-terra foram abordados por um homem conhecido por Pitbull, que se identificou como gerente da Fazenda e informou-lhes que o proprietário já solicitou na Justiça a Reintegração de Posse do local. As famílias, contudo, decidiram que irão resistir na área e continuam reivindicando a vistoria do imóvel que segundo elas está abandonado há anos.…

Leia mais:

O dia 25 de julho é marcado por celebrações na comunidade do Engenho Una, em Moreno/PE

As famílias da comunidade camponesa do Engenho Una, localizada no município de Moreno/PE, realizaram uma grande celebração nesse 25 de julho, dia da trabalhadora e do trabalhador rural. Na ocasião, as famílias fizeram uma bela homenagem à CPT NE 2, que em 2018 celebra 30 anos de existência a serviço dos camponeses e das camponesas, e também homenagearam o Padre Thiago Thorlby, que este ano comemora 50 anos de ordenação sacerdotal.…

Leia mais:

Famílias sem terra ocupam fazenda em Sertânia, sertão de PE

Famílias sem terra ocupam fazenda em Sertânia, sertão de PE

Um grupo de trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terra ocupou a Fazenda Jaú, localizada no município de Sertânia, sertão de Pernambuco, na manhã do último domingo, dia 22/07/2018. A ocupação de aproximadamente 85 famílias começou logo cedo, às 5h. As famílias estão alojadas em antigas casas da fazenda, na casa sede e em barracas de lona preta, além de já estarem preparadas para iniciar o plantio no local.…

Leia mais: