Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

PE - Quase 20 ano​s​​​ depois, c​omandantes da operação que ​resultou no assassinato de​ ​canavieiro​ ​​serão julgados

​Está marcado para o dia 21 de novembro ​o  novo julgamento ​dos dois comandantes da operação que resultou no assassinato do trabalhador rural Luís Carlos da Silva, ocorrido há quase vinte anos (1998), durante uma manifestação grevista pacífica, no município de Goiana, zona da mata de Pernambuco. O trabalhador foi assassinado com um tiro na nuca por seguranças da…

Leia mais:

Ameaça aos direitos dos/as trabalhadores/as faz com que dirigentes paralisem negociação com classe patronal

Ameaça aos direitos dos/as trabalhadores/as faz com que dirigentes paralisem negociação com classe patronal

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe), a Fetape, os dirigentes sindicais da Zona da Mata e a Contar, com o apoio das Centrais Sindicais (CUT e CTB), decidiram paralisar as negociações da 38ª Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras para dialogarem com suas bases sobre a ameaça da classe patronal de retirar direitos da categoria.…

Leia mais:

Campanha Salarial dos/as Canavieiros/as: 81 itens da pauta já foram acordados

A mesa de negociações da 38ª Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras de Pernambuco já conseguiu encaminhar 81 dos 91 itens da pauta de reivindicações. Desses, alguns mantiveram o texto da última Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e outros tiveram algumas alterações em relação à CCT. Também constam nesses números cláusulas novas, sejam propostas pelos trabalhadores seja pela classe patronal. Um encaminhamento importante nesses dois primeiros dias de reunião, entre as partes, foi a proibição da terceirização de qualquer atividade relacionada ao plantio e colheita da cana.…

Leia mais:

Usina Petribú impede que família camponesa tenha acesso ao direito básico à energia elétrica

No dia 09 de setembro, ao saberem que a equipe da CELPE responsável pela instalação de energia elétrica chegaria ao sítio da família de Dona Maria Francisca e Seu Severino José, suas netas entusiasmaram-se: “Graças a Deus! Teremos luz”. A alegria tomou conta de toda família, afinal, nunca tiveram acesso ao direito fundamental à energia elétrica em casa: um sítio de dois hectares de terra farta de alimentos, cercado por 22 mil hectares de cana-de-açúcar da Usina Petribú, localizado no Engenho Tiúma, município de São Lourenço da Mata/PE.…

Leia mais:

Livro sobre impactos provocados por Suape é lançado nesta segunda-feira

Livro sobre impactos provocados por Suape é lançado nesta segunda-feira

O Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato (LEPEC) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia e ao Departamento de Geografia da UFPE convida a todos para o lançamento do livro: “R-EXISTÊNCIAS SOCIAIS PELA VIDA: camponesas e camponeses do que hoje é Suape (Brasil) e das zonas de reserva camponesas (Colômbia)” de autoria de Mercedes Solá Perez.…

Leia mais:

Curso "Realidade Brasileira" é realizado em Afogados da Ingazeira

Nos dias 09 e 10 de setembro, cerca de cinquenta pessoas participaram do primeiro módulo do Curso Realidade Brasileira (CRB) em Afogados da Igazeira/Sertão de Pernambuco. O curso é construído conjuntamente pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Pajeú/Moxotó, pela Pastoral da Juventude Rural (PJR), FETAPE e pelo Sindicado dos Trabalhadores/as Rurais de Afogados da Ingazeira.…

Leia mais:

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br