Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

Curso "Realidade Brasileira" é realizado em Afogados da Ingazeira

Nos dias 09 e 10 de setembro, cerca de cinquenta pessoas participaram do primeiro módulo do Curso Realidade Brasileira (CRB) em Afogados da Igazeira/Sertão de Pernambuco. O curso é construído conjuntamente pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Pajeú/Moxotó, pela Pastoral da Juventude Rural (PJR), FETAPE e pelo Sindicado dos…

Leia mais:

Exposição fotográfica retrata a agricultura em Pernambuco com fotos de João Ripper

A vida de agricultoras e agricultores familiares do Semiárido e da Zona da Mata pernambucana e sua “insistência em ser feliz” estão retratadas na exposição fotográfica "Uma deliciosa Teimosia em Ser Feliz", com imagens do fotógrafo e documentarista carioca João Roberto Ripper, que terá abertura nesta sexta-feira (21), às 18h, no Museu da Abolição, no bairro da Madalena. A exposição é aberta ao público e tem realização da ONG Centro Sabiá. Com curadoria de Luciana Dantas e design de Alberto Saulo Lima.…

Leia mais:

CPT recebe Presidente do CNDH para debater violência no campo e a ameaça ao Decreto 4887/03

CPT recebe Presidente do CNDH para debater violência no campo e a ameaça ao Decreto 4887/03

Na manhã dessa sexta-feira, dia 02/06, o Presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Darci Frigo, se reuniu com agentes pastorais e a assessoria jurídica da Comissão Pastoral da Terra (CPT NE 2), em Recife/PE. Na pauta, os casos de conflitos no campo mais violentos, ocorridos em Pernambuco e no país nos últimos meses e, principalmente, a ameaça ao Decreto Federal 4887/03, que regulamenta o procedimento para a titulação dos territórios quilombolas no Brasil.…

Leia mais:

Julgamento no TRF 5 ameaça constitucionalidade do decreto que regula titulação de territórios quilombolas

Está pautado para o próximo dia 21 de junho de 2017, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), sediado em Recife, o julgamento que decidirá se as comunidades quilombolas de todo o Nordeste têm direito à titulação de seus territórios tradicionais. Em debate no tribunal estará o julgamento sobre a constitucionalidade do Decreto Federal 4887/03 (para ver o decreto, clique aqui), que estipula os procedimentos administrativos para a titulação dos territórios quilombolas no Brasil. Se o TRF5 julgar que o decreto é inconstitucional, todas as comunidades quilombolas que encontram-se sob sua área de abrangência poderão ter seus processos de titulação que tramitam no INCRA paralisados por tempo indeterminado. Por outro lado, se o TRF5 julgar que o decreto é constitucional a política quilombola de titulação será fortalecida, fazendo-se justiça à história de lutas e conquistas dos quilombolas.…

Leia mais:

Jones: profeta da Pachamama

Mensagem do Padre Tiago Thorlby, da  CPT em Pernambuco, sobre a perda Jones Severino, grande companheiro e cuidador da agrofloresta

Caros Membros da Família, Caminhantes na Caminhada:

Jones Severino Pereira ... 1.958 - 2.017 ... Companheiro, Cuidador da Agro-Floresta, Camponês…

Leia mais:

Famílias do assentamento Nova Canaã, em PE, comemoram 14 anos de lutas e conquistas

Famílias do assentamento Nova Canaã, em PE, comemoram 14 anos de lutas e conquistas

As famílias do assentamento Nova Canaã, em Tracunhaém, zona da mata de PE, preparam uma grande confraternização para o próximo dia 28 de maio. O motivo é a comemoração dos 14 anos da conquista da terra em que hoje vivem e trabalham. Na ocasião, serão realizados debates, torneio de futebol, almoço coletivo, além de uma grande feira agroecológica e uma celebração ecumênica.…

Leia mais:

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br