Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Começa na tarde desta segunda-feira, dia 05 de agosto de 2019, a 17º Assembleia Regional da Comissão Pastoral da Terra Regional Nordeste 2. Cerca de 150 pessoas - entre agentes pastorais, camponeses e camponesas, além de religiosas e religiosos, representantes de movimentos e organizações sociais, Padres e Bispos – estão presentes no Santuário Padre Ibiapina para participar da Assembleia.

Em uma nítida referência ao doloroso contexto político ao qual os empobrecidos e empobrecidas do país estão submetidos, a 17ª Assembleia da CPT Nordeste 2 tem como tema “Em tempos de crise: fé e esperança nas lutas”, e como lema: “A Mãe Terra aguarda com impaciência a libertação dos Povos" (Romanos 8, v.19). Os participantes seguirão reunidos até a próxima quarta-feira, dia 07 de agosto.

A Assembleia será um momento para debater o contexto atual, fazer a memória das lutas camponesas e renovar a teimosia e resistência para fortalecer a caminhada dos povos da Terra, das Águas e das Florestas na busca por seus direitos e na construção de uma Terra Sem Males.

A Assembleia, realizada a cada três anos, é também um momento de reflexão sobre a prática política, metodológica e ecumênica da CPT nos estados que fazem parte da Regional Nordeste 2. Ademais, é um momento de definições de prioridades para os próximos períodos e de posse da nova coordenação regional da Pastoral.