Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Novembro Negro: É tempo de reafirmar a resistência do povo brasileiro

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, relembra a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695. Há décadas o mês de novembro tem se tornado referência para atividades que inspiram a luta, resistência e, principalmente, a rebeldia do povo negro, que historicamente tem sido os sujeitos do enfrentamento ao racismo articulado nas diversas esferas da sociedade.4…

Leia mais:

Federações de trabalhadores e trabalhadoras rurais repudiam fim do Ministério do Trabalho

O presidente eleito Jair Bolsonaro declarou, no dia 07 de novembro, que em seu mandato o Ministério do Trabalho (MT) será extinto. Em um país que, atualmente, conta com cerca de 13 milhões de desempregados, o fim de uma instituição que tem 88 anos significa uma forte ameaça aos direitos de trabalhadores e trabalhadoras de todo o país. Esse é o alerta feito por organizações de representação dos/as trabalhadores/as, a exemplo da FETAPE e da FETAEPE.…

Leia mais:

Direitos Humanos x Humanos Direitos

Em artigo, Roberto Malvezzi discorre sobre a diferença entre Direitos Humanos e Humanos Direitos. “Quando se relativiza a defesa dos direitos humanos aos humanos direitos, na verdade está relativizado o princípio fundamental de sua universalidade e indivisibilidade, a começar pelo direito de existir”. Confira:

Leia mais: