Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Nordeste: Lutas para a afirmação de outro Brasil

De acordo com dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 2016, a região Nordeste foi uma das que mais registrou ocorrências de conflitos por terra e pela água no Brasil. Foram ao todo 473 ocorrências nessa região. Entre os estados mais conflituosos estão a Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí. Os dados só não são piores do que os da região Norte, que soma um total de 629 ocorrências de conflito por terra e água. As informações constam no Caderno Conflitos no Campo Brasil 2016, lançado recentemente pela CPT.

Leia mais...

Aprender a desaprender para reaprender de outra maneira

Artigo

Do Bem viver no Equador vem a ideia do desaprender ou do descolonizar as mentes e os corpos sedentos de liberdade. Para as mulheres, este é um desejo tão antigo quanto o patriarcado e seus símbolos que dominam o inconsciente individual e o coletivo do universo feminino. Como diz Carl Gustav Jung, em sua teoria analítica, as mensagens oriundas do inconsciente influem no âmbito fisiológico cerebral e nas dimensões simbólicas que constroem ou destroem os sonhos.

Leia mais...

MP da “desregularização fundiária” pode ser votada a qualquer momento na Câmar

 

A Medida Provisória (MP) 759/2016, que estabelece novas diretrizes legais sobre a regularização de terras urbanas e rurais no país pode ser apreciada a qualquer momento pela Câmara de Deputados. A matéria já consta na pauta desta semana da Câmara e tramita em caráter de urgência. De autoria do presidente Michel Temer (PMDB) e publicada na antevéspera de natal do último ano, a MP convertida em Projeto de Lei de Conversão (PLV) segue pela casa legislativa após sofrer alterações no texto original por senadores e deputados federais integrantes da comissão mista.

Leia mais...

“Temos que defender um programa de combate aos privilégios e ampliação da democracia”, diz Boulos

 

Uma análise das conjunturas política, social e econômica no Brasil, após um ano do afastamento de Dilma Rousseff da presidência da República, coloca em evidência o acirramento da luta de classes e o enfraquecimento do governo Michel Temer (PMDB). A leitura sobre o que motivou o golpe contra a democracia e sobre o futuro do país foi feita na última sexta-feira (12) em Porto Alegre, Capital do Rio Grande do Sul, pelo coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, e o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, num evento promovido pela Associação de Juízes para a Democracia (AJD), com o apoio do Coletivo A Cidade que Queremos.

Leia mais...

Mobilizados pela Sobrevivência

 

 

Um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) voltou a tramitar na Câmara Federal. Entre os mais de 100 envolvendo a questão indígena, a matéria em destaque pretende sustar a demarcação da Terra Indígena (TI) Taego Ãwa, do povo Avá-Canoeiro do Araguaia (TO).

Leia mais...

"Estavam atirando em nós como se fôssemos criminosos"

Na tarde desta terça-feira (25), mais de três mil indígenas que participam do 14º Acampamento Terra Livre tomaram as ruas da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.Depois de realizar uma espécie de grande marcha fúnebre, eles acabaram sendo reprimidos ao tentar depositar quase 200 caixões no espelho de água do Congresso. Os policiais utilizaram gás lacrimogênio e spray de pimenta contra os manifestantes. Havia mulheres, crianças e idosos no ato.

Leia mais...

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br