Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

“Quando chegou o aerogerador, a vida ficou insuportável”: impactos da energia eólica no agreste de Pernambuco (2)

“Quando chegou o aerogerador, a vida ficou insuportável”: impactos da energia eólica no agreste de Pernambuco (2)

Ao entrar na casa de dona Lúcia da Silva, na área rural do município de Caetés, agreste de Pernambuco, algo chama a atenção de imediato. Na sua sala, todas as janelas foram cimentadas. Quando perguntada sobre o porquê, dona Lúcia aponta, com o olhar, para um imenso aerogerador - torre com hélices acopladas que converte energia eólica em energia elétrica - localizado a poucos metros de sua casa.…

Leia mais:

Cine Debate sobre a transposição do Rio São Francisco é realizado na DPU, no Recife

Cine Debate sobre a transposição do Rio São Francisco é realizado na DPU, no Recife

#TransposiçãoDoRioSãoFrancisco | Hoje, dia 03 de junho, às 14h, será realizado o Cine Debate "Transposição do Rio São Francisco: vulnerabilização e reparação". A atividade acontecerá na sede da Defensoria Pública da União (DPU), na avenida Manoel Borba, no Recife.

Na ocasião, será exibido o documentário "Invisíveis", que será seguido de debate com a participação de representantes da Fiocruz, da CPT, de pesquisadoras da UPE, além da DPU.…

Leia mais:

Suape no banco dos réus

O caso de violações de direitos contra a comunidade quilombola Ilha de Mercês foi selecionado para ser apresentado na 7ª sessão do Tribunal Internacional de Despejos que acontecerá nos dias 13 e 14 de março, durante o Fórum Social Mundial, em Salvador. Estão na capital baiana, neste momento, uma integrante do Fórum Suape e a liderança da comunidade quilombola.…

Leia mais:

Mineração e povos indígenas: Brasil e Canadá estão no mesmo barco

A mineradora Belo Sun planeja a extração de ouro na Volta Grande do Xingu, com a previsão de produção de 600 toneladas de ouro nos próximos 12 anos. Só de impostos arrecadados está prevista a soma de R$ 235 milhões, destinados ao município de Senador José Porfírio. O estudo de viabilidade ambiental é assinado pelo mesmo engenheiro indiciado no caso do rompimento da barragem de rejeitos em Mariana, com as conhecidas repercussões socioambientais conhecidas. Lembrando o famoso livro de Gabriel García Márquez, a crônica de uma tragédia anunciada, dessa vez não por uma empresa brasileira, mas canadense.…

Leia mais: