Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Mulheres Camponesas

Em AL, camponesas bloqueiam BR em ato ao Dia Internacional das Mulheres

Mulheres ligadas a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e ao Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), bloquearam na manhã desta quinta-feira, dia 08, um dos trechos da BR 101 Norte, localizado no município de Branquinha. A manifestação faz parte da mobilização ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado neste dia 08 de…

Leia mais:

Elizabeth Teixeira: Mulher marcada para viver

Elizabeth Teixeira: Mulher marcada para viver

Elizabeth Teixeira nasceu em Sapé/PB, em 13 de fevereiro de 1925. Seu pai era fazendeiro, proprietário e comerciante na região. Frequentou escola mas não terminou o primário. Aprendeu bem a ler, escrever e dominar as quatro operações de matemáticas. Não continuou os estudos porque o pai a proibiu, dizendo que já sabia o suficiente. Saiu da escola para trabalhar na mercearia do pai. Como era muito boa em matemática, o pai lhe confiou a função de fazer as contas das mercadorias vendidas. Foi neste estabelecimento comercial que ela conheceu João Pedro Teixeira. Em entrevista à CPT Nordeste, Elizabeth contou que o pai era exigente, mas viviam bem até o momento em que João Pedro a pediu em casamento. “Meu pai não aceitou porque João Pedro era negro e operário pobre”, relembra.…

Leia mais:

Mulheres ocupam fazenda contra uso de agrotóxicos na Paraíba

Cerca de 500 mulheres do MST ocuparam uma fazenda para denunciar a utilização exagerada de agrotóxicos no município de Sousa, na região de Patos, na Mesorregião do Sertão Paraibano, na manhã desta quinta-feira (8/3). A Fazenda Santana utiliza grandes quantidades de agrotóxicos para a produção de algodão, que tem causado problemas de saúde para os trabalhadores da lavoura e para a comunidade que vive na região.…

Leia mais:

Mulheres ocupam empresa de fruticultura em Petrolina e Incra de Recife

Cerca de 500 camponesas oriundas de acampamentos e assentamentos do MST em todo o sertão de Pernambucano ocuparam, na manhã desta quinta-feira (8), a fazenda da empresa Copa Fruit, em Petrolina. Paralelamente, por volta de outras 300 mulheres da Via Campesina ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Recife.  As ações fazem parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas Contra o Agronegócio e por Soberania Ambiental.…

Leia mais:

Mulheres do MST ocupam o Engenho Pereira Grande em Pernambuco

Cerca de 300 mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam neste momento (manhã do dia 08/03), o Engenho Pereira Grande, que pertence a Usina Estreliana, localizada no município de Gameleira, na mata sul do estado de Pernambuco. A ação, que acontece no dia internacional da mulher trabalhadora, faz parte da jornada Nacional de luta das Mulheres Camponesas contra o agronegócio e a por Soberania Ambiental.…

Leia mais: