Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

As equipes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Campina Grande, Guarabira e Cajazeiras (PB), e Garanhuns (PE), participaram da 15ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia. A atividade, realizada no dia 15 de março na cidade de Areial (PB), teve como tema: “Caatinga viva, floresta em pé: mulheres em defesa da Borborema agroecológica, reafirmando a importância da Caatinga no enfrentamento das mudanças climáticas”.

Estima-se que 5 mil mulheres participaram desse momento em defesa do território agroecológico da Borborema e contra a produção concentrada de energias renováveis - eólica e solar - que tem trazido desesperança para as famílias camponesas. 

Estiveram presentes representantes do recém-criado MAR (Movimento dos Atingidos pelas Renováveis) e da Organização Não-Governamental (ONG) Gambá - coletivo baiano que articulou a construção do documento de Salvaguarda para energias eólicas entregue ao governo federal e em estados como Pernambuco e Ceará. 

Além do grito “Caatinga viva, floresta em pé!”, as mulheres também trouxeram as pautas da campanha pela divisão justa do trabalho doméstico, pelo fim da violência de gênero e pelo direito de liberdade.

 

Fotos: Equipes CPT Guarabira, Cajazeiras e Campina Grande 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br